Confira notícia de dezembro passado, sobre metalúrgicos nesta cidade gaúcha, veiculada pelo nosso site
http://www.metalurgicosbahia.org.br/noticias/1343,petrobras-assegura-que-pagara-metalurgicos-da-iesa.html
Os membros da Frente Parlamentar do Carvão Mineral vão a Brasília, na próxima semana, para evitar o fechamento da Usina Termoelétrica de Charqueadas, ameaçada pelas determinações da portaria nº 500 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A usina gera mais de dois mil empregos diretos e representa uma das bases da economia da Região Carbonífera. Em reunião nesta terça (4), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, a Frente, que é coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), definiu novas ações após a audiência pública realizada no dia 9 de julho, em Charqueadas. Entre os encaminhamentos, estão uma reunião com o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, na próxima segunda (8), e a ida de uma comitiva de autoridades a Brasília, no próximo dia 12, para reunião com a direção da Aneel.
Presentes na reunião desta terça, prefeitos, vereadores e trabalhadores preveem ampliação da crise econômica da Região Carbonífera caso a Usina feche. "A demissão de 2,5 mil trabalhadores representa um prejuízo de quase R$ 5 milhões por mês para a região", afirmou o prefeito de Butiá, Paulo Machado. O presidente do Sindicato dos Mineiros do Rio Grande do Sul, Oniro Camilo, reforçou a posição e cobrou a participação ativa do Estado na articulação: "A região nem poderá mais ser chamada de Carbonífera, caso a usina feche. O governo do Estado tem de entrar forte nesse jogo", disse.
O prefeito de Charqueadas, Davi Gilmar, o presidente da Câmara de Vereadores do município, Arisnei da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores de Butiá, Maurício Pereira, além de representantes da Tractebel Energia, do governo do Estado e de outros municípios da Região Carbonífera também estiveram presentes na Assembleia Legislativa.
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.