A Federação Interestadual dos Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) realiza, nos dias 6 e 7 de agosto, seu 2º Seminário de Industrialização - Produzir, Trabalhar, Crescer e Desenvolver o Brasil. O evento, que será realizado em Betim, Minas Gerais, reunirá lideranças sindicais, economistas, institutos de pesquisas, políticos e trabalhadores de todo o país.
O seminário vai discutir o processo de desindustrialização que o país enfrenta, analisando seus reflexos econômicos e sociais para o desenvolvimento do país. “Nos últimos 30 anos, ficamos fora da evolução da indústria global”, destaca Marcelino Rocha, presidente da Fitmetal. “Não temos competitividade nos setores de transformação tecnologia, sobretudo em inovações. Com isso, indústria brasileira ficou atrasada e, nesse sentido, tivemos, sim, uma desindustrialização. Nesse contexto de crise, é essencial propor alternativas e todas elas devem passar pelo fortalecimento industrial”.
A necessidade de discutir os rumos da indústria nacional se justifica. Nos anos 1980, o peso da indústria de transformação no PIB era de 33%, hoje é de apenas 16%. Além disso, nos últimos cinco anos o comércio exterior desse setor passou de um superávit para um déficit de 65 bilhões de dólares. Outro dado que revela esse processo inequívoco de desindustrialização é a relação de manufaturados nas exportações totais, que chegou a atingir 59%, mas atualmente está na casa dos 40%.
“A desindustrialização no Brasil é problemática e as autoridades ainda não tomaram consciência da gravidade desse fato”, analisa Marcelino. “Somente por meio de uma indústria forte conseguiremos garantir trabalho e desenvolvimento adequado para todos brasileiros e brasileiras”.
O que: 2º Seminário de Industrialização - Produzir, Trabalhar, Crescer e Desenvolver o Brasil
Onde: SESI-Betim, rua Bela Vista, 220 - Chácara, Betim, Minas Gerais.
Quando: Dias 6 e 7 de agosto.
Programação:
06 de agosto (quinta-feira)
15h - Mesa de abertura com representantes das diversas forças políticas de Minas Gerais, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).
16h - Análise de Conjuntura. Com Aloisio Barroso (CTB) e representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
18h - Coquetel de comemoração dos 5 anos da Fitmetal.
07 de agosto (sexta-feira)
9h - Mesa 1: Desindustrialização: reflexos econômicos e sociais para o desenvolvimento do país. Com Wilson Cano, professor de economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Renildo Souza, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
13h - Mesa 2: Alternativas e potencial de crescimento da indústria no Brasil. Com Jô Moraes, deputada federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e Vincent Furlan, analista de negócios da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
14h30 - Mesa 3: O papel da Ciência, Tecnologia e Inovação para a indústria no Brasil. Com Roberto Amaral, ex-ministro da Ciência e Tecnologia.
16h30 - Considerações finais e consequências do debate.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.