Notícias

Vitória dos metalúrgicos de Ipatinga

Geral, 29 de Julho de 2015 às 15:06h

No dia 21 de julho o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais  julgou pedido de liminar (uma ação judicial onde se reivindica urgência) feito pelo Sindipa onde foi denunciada a tentativa da Usiminas de obrigar os trabalhadores a aceitar uma redução salarial.

A decisão do tribunal derrubou a limiar da juíza de Coronel Fabriciano que tentava obrigar o sindicato a negociar a redução de salários, realizar uma assembleia como queria a Usiminas e impunha multas ao Sindipa.

 A desembargadora no TRT constatou o que o sindicato já vinha denunciando desde o inicio:

- Que a proposta da Usiminas não tem como objetivo garantir os empregos, mas sim reduzir os salários.

- Que o próprio abaixo-assinado demonstra a pressão que estão sofrendo os trabalhadores dentro das áreas pela Usiminas, o que fere o livre direito de organização sindical.

E mais: Na decisão está lá que o Sindicato é o legítimo representante dos trabalhadores, tendo garantido o direito de se recusar a negociar propostas que prejudiquem a categoria

Veja trecho da sentença:

"que ao sindicato cabe a defesa dos interesses de seus associados, sendo prerrogativa da Diretoria, inclusive, a condução política, presume-se legítima, em princípio, a negativa da entidade sindical em anuir com a proposta da Usiminas de redução dos direitos trabalhistas de seus filiados.

Fonte: adaptamos de Intersindical
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros