São muitas as denúncias que chegam ao Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari de que o clima no PD Ford está cada vez mais difícil, por causa do intenso assédio moral sofrido pelos funcionários. Os trabalhadores que tentam de alguma forma se mobilizar para pressionar a Ford por melhorias são perseguidos.
Os funcionários reivindicam plano de carreira, plano de cargos e salários (Júnior, Pleno e Sênior); abertura dos níveis salariais de cada cargo; uma política de treinamento garantindo a participação em cursos, seminários, congressos técnicos; unificação dos bônus e ticket refeição (o mesmo que a produção) e renovação tecnológica com transferência do conhecimento, não apenas trazendo trabalhadores do exterior.
O Sindicato está atento e, junto com os trabalhadores do PD, vai cobrar uma posição da Ford sobre as reivindicações, bem como a adoção de medidas que coíbam o assédio moral e a perseguição desenfreada no setor. Uma empresa do porte da Ford não pode admitir esse tipo de prática nociva, que só prejudica o ambiente de trabalho.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.