Cena 1: o anúncio (com informações de revista Amanhã)
A direção da Gerdau anunciou,. nesta terça-feira (dia 14) uma 'reestruturação dos negócios nas Américas'. A maior empresa do sul do Brasil redistribuiu as operações em três divisões para América do Norte, América do Sul e Brasil.
A empresa espera obter maiores sinergias estratégicas e operacionais. O "Projeto Gerdau 2022" prevê que as operações no México e as joint ventures na República Dominicana, na Guatemala e no México passarão a integrar a "Operação de Negócio América do Norte", atualmente composta pelas unidades de aços longos no Canadá e nos Estados Unidos. A Gerdau também criou a "Operação de Negócio América do Sul". Essa divisão será responsável pelas atividades de aços longos na Argentina, no Chile, na Colômbia, no Peru, na Venezuela e no Uruguai.
A unidade de minério de ferro integrará a chamada" Operação de Negócio Brasil", que é composta hoje pelas operações de aços longos e planos no Brasil e de carvão e coque metalúrgico na Colômbia. Além das três divisões reestruturadas, a Gerdau manteve a "Operação de Negócio Aços Especiais", integrando aços especiais no Brasil, na Espanha, nos Estados Unidos e na Índia.
Aquisições
Como forma de unificar e simplificar as participações societárias nas companhias fechadas da Gerdau S/A no país, o conselho de administração da empresa aprovou a compra de fatias minoritárias na Gerdau Aços Longos, Gerdau Açominas, Gerdau Aços Especiais e Gerdau América Latina Participações, por um total de R$ 1,9 bilhão.
Cena 2: a queda (com informações de Exame)
- As ações preferenciais da Gerdau lideram as perdas do Ibovespa na manhã desta terça-feira. Os papéis registravam perdas de 5,12%. As ações daMetalurgia Gerdau também caiam forte, queda de 4,69%.
No ano, as ações da Gerdau acumulam perdas de quase 30%.
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.