Reunião marcada para a segunda-feira (20) dá sequência ao processo de organização da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Salvador. Serão formadas as comissões de Temática e Relatoria; Comunicação; e Articulação e Mobilização. O encontro acontece no auditório ao lado do Restaurante do SESC, no Centro da cidade, e discute, entre outros temas, maior participação das mulheres nos espaços de poder e na política.
As metalúrgicas compõem o movimento de Política para Mulheres, pela igualdade de direitos e combate à discriminação. Para Valéria Possadagua, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho, é importante o envolvimento efetivo das trabalhadoras na luta. “Jogamos papel fundamental na ampla mobilização pela garantia dos avanços que foram conquistados e contra propostas como a redução da maioridade penal e o PL 4330, que penalizam ainda mais as mulheres”, explica Valéria.
Para a dirigente, é preciso fortalecer o movimento. “Já somos as últimas a ingressar no mercado de trabalho e as primeiras a saír em caso de demissões, além de sofrer com terceirização e a insegurança nas empresas, negligenciado a saúde, a segurança e a vida de todas”, destaca.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.