A Secretaria de Saúde da CTB Bahia está finalizando os preparativos para a 1ª Conferência Livre de Saúde – Em defesa do SUS rumo à 15ª Conferência Nacional, que acontece na Câmara de Vereadores de Itabuna, nos 24 e 25 de julho. O evento é aberto ao público e vai reunir representantes de diversos setores da sociedade, interessados em debater estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, como forma de garantir assistência para a população.
Os sindicatos ligados à CTB devem enviar representantes para a Conferência, uma vez que os classistas têm um compromisso especial com a luta pela saúde pública de qualidade, com financiamento adequado, valorização dos profissionais e atendimento das demandas dos usuários, sobretudo nas áreas mais carentes do estado.
O encontro tem ainda o objetivo de ampliar a contribuição da classe trabalhadora nas conferências Estadual e Nacional de Saúde. Para potencializar o espaço debate, a organização da Conferência decidiu colocar apenas um tema em discussão em cada turno do evento. Na manhã do dia 24, a mesa será sobre as reformas democráticas e populares, em especial a reforma política. Durante a tarde, o financiamento do SUS será o tema em discussão.
No segundo dia do encontro (25), a primeira mesa debaterá a valorização do trabalho e a educação em saúde. A parte da tarde será dedicada às contribuições sobre a importância da participação do movimento social e sindical nas discussões sobre saúde.
Fonte: CTB Bahia
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.