Notícias

CTB participa de simpósio internacional de trabalhadores do ramo petrolífero na

Geral, 29 de Junho de 2015 às 16:42h

Terminou nesta sexta-feira (26), o Simpósio Internacional dos Trabalhadores do Ramo Petrolífero e Químico, realizado em Montreal na França com a aprovação da proposta da CTB em fazer um congresso mundial que discutirá os prejuízos da terceirização para a classe trabalhadora.



Desde a última quarta (24), mais de 200 delegados franceses e 60 internacionais oriundos de 28 países, debateram diversos temas relacionados à exploração do petróleo e as consequências da utilização deste recurso estratégico para o desenvolvimento dos países.

Neste sentido, o secretário de Relações Internacionais da CTB, Divanilton Pereira, que representou a central sindical no encontro, denunciou a campanha que a oposição do Brasil tem feito contra a Petrobras.

“A maior empresa brasileira vem sendo vítima de uma fortíssima campanha que visa desmoralizá-la, fragilizá-la e com isso afastá-la da exploração das enormes reservas nas camadas do pré-sal”, denunciou em sua intervenção (leia aqui a íntegra).

Outro tema destacado com preocupação pelos sindicalistas foi a terceirização. No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou, em maio, o projeto de lei que amplia a terceirização de maneira irrestrita no país.

O tema volta à pauta na Comissão de Direitos Humanos e Legislação do Senado (CDH) na próxima segunda (29) em audiência pública, na Assembleia Legislativa de São Paulo, organizada pelo Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização, do qual a CTB é integrante. Segundo relatório do Dieese o terceirizado recebe salário menor, jornada ampliada e a rotatividade, além de maior incidência de acidentes de trabalho.

Tendo em vista todos estes prejuízos e ameaça aos direitos dos trabalhadores que correm o risco de terem seus empregos precarizados foi aprovado na resolução final do evento a proposta cetebista de realizar um congresso internacional sobre o tema.

Fonte: CTB

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros