A união entre o Sindicato e os trabalhadores da TEN (Torres Eólicas do Nordeste) deu resultado. A mobilização garantiu avanços nas negociações, com a conquista de cesta básica, turno sem trabalho aos sábados e pagamento das horas intineres. Os dirigentes sindicais conseguiram estabelecer uma importante mesa de negociação, que continua permanente para a discussão de outros temas que ainda estão pendentes.
A pauta de reivindicação continuará sendo debatida, a partir da construção de um calendário de negociação, que inclui plano de saúde, PLR, PCS etc.
A TEN fabrica grandes torres para o setor eólico, área que ganha cada vez mais destaque no país, representando um grande marco para Jacobina e Região, sobretudo pela geração de emprego, distribuição de renda e aquecimento da economia local. Atualmente, a empresa possui em torno de 250 funcionários, com expectativa de aumento do número de postos de trabalho.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Adson Batista, esses avanços conquistados agora mostram a força dos trabalhadores. "A unidade demonstrada pelos funcionários da TEN, com presença em massa nas assembleias organizadas na porta da empresa, demonstra a nossa capacidade de mobilização e luta, fundamental para impor as necessidades e anseios dos trabalhadores na mesa de negociação. Agora, o objetivo é fortalecer ainda mais o movimento para assegurar outras vitórias", explica Adson Batista.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.