A CTB participa da 104ª reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que começou desde a última segunda-feira (1) e se estende até o dia 13 de junho em Genebra (Suíça) com a presença de delegações de 185 países. Os metalúrgicos baianos Aurino Pedreira, presidente da CTB-BA, e Francisco Silva, dirigente da Fitmetal, participam das discussões.
No evento, a CTB denunciará a tentativa de se aprovar a institucionalização da terceirização geral no Brasil, além de defender os direitos sindicais em países como a Venezuela e Cuba, que são constantemente atacados pelo imperialismo norte-americano e seus aliados.
Os debates relacionados ao mundo do trabalho seguem durante toda a conferência que tem o formato tripartite, com representes dos trabalhadores, empresários e governos.
CONFERÊNCIA DA FSM
Durante a participação da CTB na Conferência Sindical Internacional da Federação Sindical Mundial (FSM), nos dias 1º e 2 de junho, o presidente nacional da Central, Adilson Araújo, denunciou as consequências sofridas pela classe trabalhadora com a atual crise do capitalismo e chamou a população para se unir frente às forças conservadoras. O encontro, que reuniu 14 entidades sindicais de mais de dez países, ocorreu no Parlamento Europeu, na Bélgica e debateu desde as ações dos Estados Unidos, Otan e União Europeia contra a autodeterminação dos países e povos.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.