Notícias

Ato reúne 20 mil metalúrgicos em São Bernardo (SP)

Geral, 01 de Junho de 2015 às 11:18h

ão Bernardo: Cerca de 20.000 trabalhadores fizeram no dia 29, sexta, a partir das 8 horas, mobilização em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e, depois seguiram em passeata pela Rua Marechal Deodoro, até a Praça da Matriz.

O ato, que foi até as 10:30 horas, parou as fábricas de montadoras e autopeças de São Bernardo e Diadema, fez parte do Dia Nacional de Paralisação organizado pela CTB, CUT, Conlutas, CSB, Intersindical e Nova Central).

Com muitas bandeiras e faixas, colegas de companhias como Ford, Volkswagen, Mercedes e Scania e também do setor de autopeças, e metalúrgicos de outros ramos, acompanharam os caminhões de som e os discursos dos sindicalistas. "É importante estarmos aqui para ajudar os companheiros, o desemprego está grande", disse um funcionário de MGE, fabricante de equipamentos ferroviários em São Bernardo. Ele preferiu não se identificar. "Temos de correr atrás de nossos direitos", afirmou um empregado da autopeça Delga, de Diadema, que também não revelou o nome.

Paramos 50.000 trabalhadores hoje e 20.000 vieram para o ato. O movimento operário tem de estar unido para melhorar o Brasil e o governo federal", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Além da mobilização na região – que incluiu também outras categorias, como os bancários, que mantiveram as agências fechadas no Centro de São Bernardo pelo período da manhã, com a distribuição de panfletos à população –, operários também pararam em outras cidades do Interior, como Sorocaba, Taubaté, São Carlos e Matão e em outros estados.

Com informações de Diário do Grande ABC
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros