Adaptamos texto da colega Sara Barnuevo, publicado pela Tribuna da Bahia, ontem
A JAC Motors nega que tenha intenção de trocar a Bahia pelo Rio de Janeiro para instalar a sua fábrica, como teria dito o ex-secretário da Indústria e Comércio, James Correia. 'A JAC não pretende sair da Bahia e nem foi procurada por ninguém', garantiu o diretor de assuntos corporativos da montadora no Brasil, Eduardo Pincigher, durante o lançamento, em Salvador, do seu novo modelo, o JAC T6. Segundo ele, o que existiu foi uma 'especulação' da JAC Motors sobre a possibilidade de instalar uma fábrica de caminhões no Rio, mas nunca a de automóveis.
Pincigher não esconde sua frustração com o governo baiano, que teria mudado as regras do jogo. 'Em setembro do ano passado, apresentamos todas as garantias solicitadas. Tanto que foi iniciativa do próprio governo anunciar a liberação do financiamento. Por isso estranhamos essa nova posição, que nos pede novas garantias', frisa o diretor. 'Estamos trabalhando junto com a Desenbahia e a Secretaria da Fazenda para chegar a um acordo', alivia Pincigher, para logo voltar às críticas.
'O fato é que a nossa terraplanagem está pronta há meses, a construtora está escolhida, o projeto do carro está pronto, há 10 sistemistas com contratos assinados para serem fornecedores. Nosso projeto está pronto. A gente precisa o que foi combinado desde as primeiras conversas, que é a liberação desse financiamento (R$ 120.000.000) para iniciar a obra civil da planta', afirma. 'Não é um dinheiro dado, é um dinheiro emprestado e que será devidamente quitado ao longo de um período combinado por ambas as partes', assinala, ao rebater as afirmações do governador Rui Costa de que a montadora precisa dar garantias que devem ir além do 'fio do bigode'.
Questionado se a JAC Motors tem um prazo limite para esperar a liberação do financiamento, Pincigher disse que agora a montadora não tem pressa. 'O atraso (nas obras) acabou compensando alguns prejuízos que teríamos se estivéssemos inaugurando agora a fábrica', diz, referindo-se à crise econômica que tem levado a uma forte retração nas vendas de automóveis no país. 'Se a construção começar agora, a fábrica estaria pronta no segundo semestre do próximo ano, quando a crise deve começar a ser revertida', ponderou.
O projeto da JAC Motors já custou ao governo do estado R$ 28.000.000, com a desapropriação do terreno que abrigará a montadora, além dos quase R$ 100.000.000 dado através incentivos fiscais para importação dos veículos. O projeto da JAC prevê um investimento de R$ 1 bilhão para uma produção anual de 100.000 veículos e geração de 3.500 empregos diretos.
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.