Mais uma prova do descaso da Gerdau com a saúde do trabalhador. Segundo o Sindicato, um trabalhador da manutenção, no setor de corte e dobra, que estava com febre, foi obrigado pelo facilitador a permanecer na empresa, mesmo após relatar o mal estar.
Segundo a denúncia, o trabalhador, ao ser conduzido pra casa, sem ninguém para acompanhá-lo, já não suportando a febre muito alta, resolveu antes de chegar em casa ir direto ao hospital. “O trabalhador chegou inconsciente, tendo crise convulsiva, o que poderia ter causado a morte dele”, relata um dirigente sindical.
Esse mesmo facilitador, de acordo com o Sindicato, quando era também chefe do estribo colocou os trabalhadores para trabalhar no galpão alagado, mesmo com uma fiação descascada, pondo em risco a vida dos funcionários. Foi preciso um diretor do Sindicato, que estava no horário, interceder para evitar o pior.
SAÚDE
Com as mudanças no plano de saúde, o salário dos trabalhadores está cada vez mais apertado. É que não há mais um limitador, como no plano anterior. Alguns funcionários ainda ficam devendo, sendo descontado na quinzena. Desta forma, tem muita gente apelando para o atendimento no SUS, para não comprometer o salário no fim do mês. Isso é reflexo da política desumana do grupo Gerdau.
ALIMENTAÇÃO
Os trabalhadores têm sofrido com a falta de entendimento entre a Gerdau e a empresa que administra o refeitório. O resultado é uma alimentação de péssima qualidade: frutas estragadas, atendimento ruim e, o pior, pedaços de objetos dentro da comida, segundo o Sindicato. “O último foi encontrado um pedaço de vidro, por pouco um colaborador não engoliu”, diz um dirigente sindical.
PERSEGUIÇÃO
Com o fim das atividades da Aciaria, os trabalhadores estão tendo que se adaptar às novas funções. Mas, bem mais puxadas, cansativas e estressantes por causa da falta de investimento em estrutura para adequação das atividades.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.