Os trabalhadores da Benteler e da Ford paralisaram as atividades nesta terça-feira (5), das 9h às 11h30. Eles participaram da assembleia convocada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, que teve como objetivo intensificar a mobilização no chão de fábrica contra o banco de horas na Benteler e a intransigência da Ford na mesa de negociação.
Até agora, a montadora não apresentou uma contraproposta, para a pauta de reivindicação dos trabalhadores: PLR, abono de data base e renovação da jornada de trabalho de 40 horas semanais. “Não vamos aceitar os critérios propostos nos acordos de São Paulo, que representam perdas significativas para os funcionários. Nosso papel é garantir avanços e não retrocesso”, explica Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.
Se o Complexo Ford não avançar nas negociações, a mobilização deve crescer ainda mais, com paralisações pontuais, como resposta da força dos trabalhadores à falta de sensibilidade e vontade da empresa em negociar de forma séria.
A paralisação de hoje também chamou atenção para uma irregularidade na Benteler. A empresa tem utilizado banco de horas, prática proibida pela Convenção Coletiva de Trabalho. Sindicato está vigilante e vai levar essa grave denúncia aos órgãos competentes.
“Os trabalhadores devem se manter mobilizados. Só com união vamos vencer a intransigência e conseguir conquistas importantes, como tem acontecido nos últimos anos aqui em Camaçari”, diz Júlio Bonfim.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.