Notícias

3 eventos para sua total adesão na agenda

Geral, 19 de Março de 2015 às 14:37h

1) Lançamento do novo filme de Carlos Pronzato

Percorrendo as ruas do Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, à noite, Castro Alves, personificado pelo poeta Marcos Peralta, declama fragmentos dos seus poemas ao tempo em que o agitador cultural Jorge Mello, da Cruzada Cultural Castro Alves, nos oferece ricas e polêmicas informações, como aquela do tiro no pé durante a caçada em São Paulo - sobre a vida do nosso poeta maior, Antonio Frederico de Castro Alves, nascido em 14 de março de 1847 na Bahia, data declarada "Dia Nacional da Poesia".

Lançamento: Sábado, 21 de março, às 18:30 horas na Cantina da Lua (integrando as comemorações dos seus 70 anos), no Pelourinho

 



2) O Dia Mundial, Estadual e Municipal da Água é 22 de março, mas a maior celebração de rua que se tem notícia em torno dessa data vai acontecer no próximo dia 20 (sexta-feira), no centro de Salvador, com o tradicional Grito da Água. É uma caminhada que arrasta uma multidão, com trio elétrico, bandinhas, fanfarras, estudantes, bonecos e baianas, entre outros, misturando alegria com reflexão e protesto, pois estamos assistindo a seca flagelando o semiárido baiano, além do Sul e Sudeste do país, especialmente São Paulo.
Nossos mananciais de água estão poluídos, degradados, e nossos rios, a exemplo do São Francisco e seus afluentes, estão secando. É uma tragédia. O XV Grito da Água sairá do Campo Grande às 15 horas, em direção à Praça Castro Alves.
 
A única seca que tem destaque na imprensa é a que acontece em São Paulo. A situação lá é grave e a falta d'água atinge especialmente a população mais pobre. Por vários dias da semana não se tem água nas torneiras, com riscos para a saúde, a economia e todas as atividades humanas. Mas o noticiário não mostra a culpa: o governo paulista abriu o capital da empresa, a Sabesp, para o mercado financeiro, colocando 49% de ações nas bolsas de São Paulo e Nova Iorque. Em 10 anos, distribuiu R$ 4,3 bilhões de lucro para acionistas, especuladores, deixando de investir na ampliação e melhoria do sistema de abastecimento.

Aqui também se fala em abrir o capital da Embasa, empresa pública sem fins lucrativos. E também o governo que fazer mais parcerias público-privadas (PPPs), colocando dinheiro público para empresário investir. É uma privatização disfarçada, que a população não deve aceitar. Também iremos pra rua cobrar a regulamentação da Política Estadual de Saneamento e que todas as cidades implantem seus planos municipais de saneamento, com controle social, para que todo o povo tenha acesso a bons serviços de água e esgotamento sanitário.

No Brasil, a maior parte da energia é proveniente da água. Com a seca, vira um colapso, a energia encarece. É preciso investir em energias limpas, a exemplo da solar e eólica. Ou seja, a água é a energia da vida. É preciso refletir sobre isso.
 
Fonte: SINDAE

3) Sábado e domingo, tem exposição deste colaborador da FETIM-Bahia, confira

http://humoristanota11.blogspot.com.br/2015/03/detalhes-sobre-mostra-de-marko-ajdaric.html

Colaboração de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros