A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizará, na próxima terça e quarta-feira (24 e 25), a partir das 10h, seu 4º Encontro de Trabalhadores Rurais. O evento, realizado em São Paulo, no Hotel Excelsior, contará com a presença de lideranças sindicais de todo o país.
Para Sérgio de Miranda, secretário de Políticas Agrícola e Agrária da CTB, é fundamental a participação dos dirigentes do campo nesse debate, que envolve uma série de temas relacionados ao segmento. "O objetivo é debatermos a participação dos trabalhadores rurais dentro da CTB e também planejarmos como vamos ampliar nossa participação e atuar nas diferentes ações que o movimento nacional organiza", revelou o cetebista que é Tesoureiro da Federação dos Trabalhadores Rurais do Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
Durante dois dias, os sindicalistas debaterão o movimento sindical rural, visando ao fortalecimento de suas entidades, em prol dos trabalhadores e trabalhadoras, além de temas fundamentais defendidos pela CTB como a sucessão rural e o fortalecimento da agricultura familiar, entre outros.
De acordo com Sérgio de Miranda, para 2015 os trabalhadores rurais têm inúmeros desafios. “Em termos de pautas umas das maiores preocupações são as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665 publicadas pelo governo federal no final de 2014, que têm reflexo direto na vida dos trabalhadores assalariados ou agricultores familiares. Esse é um tema importante que nos desafia. Outro desafio passa pela organização sindical. O movimento deve aprofundar o debate em relação a sua organização. Novas formas de organização vão surgindo, precisamos compreender essa realidade para acompanharmos, ampliando a nossa participação, para podermos evoluir”.
O dirigente da CTB também reforça a necessidade de retomar a discussão pela implantação da Reforma Agrária. “Precisamos retomar esse tema com os governos estaduais e federal. A Reforma Agrária não é só a distribuição de terra, significa mudança na estrutura fundiária, melhor a qualidade vida dos agricultores, fazer a sucessão rural e ampliar a produção de alimentos. Todos esses são temas que vamos debater nesse 4º Encontro”, afirmou ao completar: "A cada encontro fortalecemos a nossa organização, ampliamos a nossa participação e compreendemos melhor o nosso papel dentro de uma organização que é composta pelas mais diferentes categorias. Cada encontro trouxe seus avanços e encaminhamentos no sentido de fortalecer a nossa Central".
Fonte: Portal CTB
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.