A CTB Regional de Irecê (BA) promoveu o 1º Encontro Sindical no município. A atividade que aconteceu no último dia 30, na sede do Sindicato dos Comerciários de Irecê, teve como objetivo apresentar o projeto CORAL, Centro de Organização de Apoio e Logístico às Entidades Sindicais da CTB, aos dirigentes sindicais presentes no encontro. Foi apresentado ainda, um passo a passo para a criação e manutenção de uma unidade sindical.
O presidente da CTB, Adilson Araujo afirmou que a Central dará total apoio aos dirigentes, desde as publicações até a criação de certificados digitais. O presidente aproveitou ainda para destacar a importância da manutenção dos direitos dos trabalhadores e defender a revogação das Medidas Provisórias (MP) 664 e 665 que alteram direitos previdenciários e trabalhistas anunciadas em 29 de dezembro pelo governo federal. Ele classificou as medidas como “extremamente nocivas para os trabalhadores e trabalhadoras”.
Já o coordenador regional da CTB/Irecê, Rafael Sydartha, destacou a participação de diferentes categorias no encontro, segundo ele, isso fortalece ainda mais a luta pelos direitos dos trabalhadores. O coordenador enfatizou também a importância do evento. “Essa atividade é uma maneira de reconhecer o trabalho da nossa regional. A presença do presidente Adilson Araujo revigora ainda mais a nossa luta. Saímos satisfeitos com a aula que tivemos, estamos no caminho certo para a união de todas as categorias de trabalhadores (as) da região de Irecê,” concluiu.
O presidente da Federação dos Comerciários da Bahia (FEC-BA), Reginaldo Oliveira, um dos participantes da mesa de debates, parabenizou a CTB-Irecê pelo encontro e na mesma linha do dirigentes criticou as Medidas Provisórias 664 e 665 e as classificou como retrógradas. “Essas medidas do governo são recessivas e atacam nossos direitos. A alternativa é ir às ruas e pressionar”, convocou.
Fonte: Portal CTB
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.