A Alstom, com unidade em Camaçari, aonde seus trabalhadores são representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, e a Andrade Gutierrez, inauguraram na sexta, dia 30 de janeiro, a TEN - Torres Eólicas do Nordeste, joint venture industrial dedicada à produção de torres de aço para aerogeradores (energia eólica). A unidade está localizada em Jacobina, no norte da Bahia, a 350 km de Salvador.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, e outras autoridades.
O empreendimento, anunciado no ano passado, recebeu investimentos de cerca de R$ 92.000.000. 49% da unidade pertence à Alstom.
A fábrica está próxima dos principais projetos eólicos atuais e potenciais da região, e ocupa uma área construída de 22.000 m² em um terreno com cerca de 140.000 m². A unidade levou um ano para ser construída e envolveu perto de 400 pessoas.
A fábrica de Jacobina é a terceira unidade eólica da Alstom na América Latina. As outras duas estão instaladas em Camaçari (BA) e wm Canoas (RS). A primeira é responsável pela fabricação de naceles, a estrutura do aerogerador que comporta os motores. A unidade gaúcha produz torres e é responsável por atender o mercado do sul do Brasil e de países vizinhos, como Argentina, Chile e Uruguai.
Com informações de Notícia Livre e Agência Estado
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.