As vendas de aços planos por distribuidores no Brasil caíram 17,2 por cento no quarto trimestre sobre o mesmo período do ano anterior, o que fez o setor encerrar 2014 com estoque suficiente para atender cerca de quatro meses de comercialização, informou a associação que representa os patrões da distribuiçõ do material, o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda)
As vendas de aços planos, usado por indústrias como automotiva e de máquinas e equipamentos, somaram 976.100 toneladas no quarto trimestre, caindo 10 % sobre os três meses imediatamente anteriores.
Com isso, os estoques do setor, que é responsável por cerca de 30 % das vendas das usinas siderúrgicas instaladas no país, fecharam o ano passado em cerca de 1.050.000 toneladas, o suficiente para pouco menos de 4 meses de vendas.
Para este mês de janeiro, a expectativa da entidade é que as vendas somem 338.500 toneladas, também 17 5 abaixo do volume comercializado em janeiro de 2014.
Os números foram divulgados depois que o Instituto Aço Brasil (IABr) informou que a produção brasileira de aço bruto caiu 1 % em dezembro, fazendo o desempenho das siderúrgicas em 2014 ficar abaixo das projeções do setor.
Adaptamos de notícia da agência Reuters
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.