A Federação Sindical Mundial (FSM), organização que representa mais de 90 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo, completa 70 anos de história.
Dezenas de atividades estão sendo preparadas para celebrar a ocasião, entre elas um concurso para eleger o melhor cartaz alusivo à data. O vencedor poderá conhecer a sede da FSM em Atenas, na Grécia.
“Convidamos todos os sindicatos, membros, amigos e associados, designers gráficos amadores e profissionais para preparar os cartazes dedicados ao septuagésimo aniversário da FSM”, diz a convocatória divulgada pela entidade internacional. (Veja aqui a íntegra)
De acordo com a organização do concurso “o vencedor será aquele que melhor capturar e projetar a perspectiva militante, internacionalista e classista da Federação Sindical Mundial”, além de retratar a importância de suas lutas nestas sete décadas e as futuras.
O ganhador irá passar uma semana na Grécia para conhecer a Federação Sindical Mundial. O prêmio inclui as passagens, hospedagem, alimentação e translado. Além disso, a ilustração será usada como marca oficial do Simpósio Internacional organizado pela CTB, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro na cidade brasileira de São Paulo. Todos os participantes terão seu trabalho divulgado no site da FSM
“Saudamos a iniciativa e conclamamos os filiados e amigos da FSM a se empenharem nesse esforço”, expressou o secretário de Relações Internacionais da CTB e coordenador da FSM Cone Sul, Divanilton Pereira.
O cartaz deve conter:
• O slogan: “1945-2015: 70 anos: Militante e Internacionalista"
• O logotipo da Federação Sindical Mundial (baixe aqui).
• Dimensões 50x70 cm, CMYK, Formato do arquivo: pdf (300dpi).
Os interessados devem enviar seus desenhos até o dia 30 de abril para os e-mails: press@wftucentral.org, international@wftuceantral.org
Fonte: Portal CTB
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.