Notícias

Montadoras ainda são o esteio da economia no ABC paulista

Geral, 23 de Janeiro de 2015 às 15:29h

O último ano foi de baixa no setor automobilístico. As vendas internas caíram 7,1%; caiu também a produção, em 15,3%; e houve tombo na exportação, 40,9%. Mesmo assim, as montadoras continuam como o braço forte da economia no ABC paulista, zona altamente industrializada e berço do sindicalismo que projetou Lula mundialmente.
 
 O jornal Diário do Grande ABC de domingo (18) trouxe reportagem sobre o peso econômico das montadoras. Alguns números: empregos diretos nas montadoras - 43,9 mil; empregos (outros) na cadeia - 93 mil; e média salarial no Grande ABC - R$ 4.334,00.
 
Investimentos - Seis montadoras (Volks, Mercedes, GM, Ford, Scania e Toyota) pretendem investir na região. A soma chega a R$ 13 bilhões até 2019.
 
Impostos - As automobilísticas também lideram a contribuição de impostos. As duas maiores, quanto ao ICMS, são Mercedes e Volks, informa Rafael Marques, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em São Caetano, a GM responde por 32% da arrecadação municipal.
 
Perspectivas - Estima-se que 2015 será melhor do que o ano passado. Voltou o financiamento de caminhões pelo BNDES. Espera-se, ainda, mais agressividade dos bancos das montadoras, embora os juros estejam altos.
 
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros