Após 8 dias de paralisação e manifestação realizada nesta segunda-feira (dia 12), que reuniu cerca de 20.000 trabalhadores de diversas montadoras na Via Anchieta, em São Paulo, a diretoria da Volkswagen chamou os companheiros do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para retomar o diálogo interrompido com o anúncio da demissão de 800 trabalhadores.
A primeira rodada de negociação axonteceu ainda nesta terça (dia 13), na fábrica, em São Bernardo. Os trabalhadores decidiram em assembleia manter a greve por tempo indeterminado. "Nossa luta será permanente. Nosso objetivo é garantir os direitos dos trabalhadores na Volks", ressalta Santana.
Segundo o dirigente, o movimento será concentrado apenas no período da manhã, por isso o sindicato convoca os trabalhadores dos turnos da tarde e noite à comparecer a partir das 6 horas na fábrica. "Todas as manhãs realizaremos assembleias informativas para orientar os trabalhadores sobre o andamento do movimento e das negociações", informou.
Adaptamos de Vermelho
Contribuição de Marko Ajdaric
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.