Notícias

O carro que dispensa o motorista vem aí

Geral, 17 de Dezembro de 2014 às 15:43h

Sentado no banco do motorista, mas com as mãos fora do volante e os pés longe do freio e do acelerador. Foi assim que Jorge Mussi, diretor de assuntos governamentais da Volvo Cars Brasil, falou com a reportagem enquanto um sedã S60 movia-se sem a intervenção de um condutor. Trata-se de um protótipo de carro autônomo desenhado para trafegar em vias urbanas e rodoviárias.
 
Em 2017, veículos desse tipo já vão circular na cidade de Gotemburgo, na Suécia, ao longo de um anel viário de 50 quilômetros. Caso a experiência seja aprovada, o início da comercialização está previsto para ocorrer em 2018.
 
Há planos para o Brasil. Segundo a empresa sueca, as vendas por aqui devem começar de 4 a 6 meses após o lançamento na Europa, tempo estimado para a homologação da tecnologia.
 
O preço no país deverá ficar R$ 10.000 mais caro que a versão convencional, estima Mussi. Hoje, o S60 custa a partir de R$ 158.000.
 
Na Suécia, os testes contam com o apoio da prefeitura de Gotemburgo e de companhias de trânsito. No Brasil, a Volvo ainda não estabeleceu um diálogo com o governo. Portanto, mesmo que a tecnologia chegue ao país, ainda não há previsão de quando os veículos dispensarão o motorista.
 
Como funciona
 
O modelo é equipado com sensores e radares que calculam a velocidade e distância dos veículos a seu redor.
 
Com ajuda de câmeras, o carro reconhece a silhueta de automóveis, pedestres e ciclistas, reagindo a cada um deles e evitando colisões. Ele também traz um sistema de GPS de alta definição, com tolerância de apenas dez centímetros.
 
No teste acompanhado pela nossa equipe, o protótipo seguia atrás de outro carro. Por meio de radares, o S60 autônomo acompanhava o ritmo do veículo à sua frente, acelerando e freando sozinho.
 
Enquanto isso, o "motorista" fica livre para fazer outras atividades. Futuramente, o objetivo é que ele possa até dormir durante a viagem.
 
O condutor tem a opção de retomar o controle do carro. Basta segurar a direção e utilizar normalmente os pedais. Para retornar ao módulo autônomo, há um botão no volante que reativa o sistema.
 
Fonte: adaptamos de Folha de São Paulo (foto da mesma fonte)
Contribuição de Marko Ajdaric

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros