Notícias

Fitmetal se reúne em Salvador

Geral, 15 de Dezembro de 2014 às 16:31h

Passado mais um ano de luta, a diretoria plena da Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) fechou 2014 fazendo um balanço do ano e apresentando suas principais perspectivas para 2015. O encontro, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro em Salvador (BA), reuniu dirigentes e convidados para discutir os principais feitos da federação, bem como ouvir e debater sobre os desafios que estão por vir.

No primeiro dia do evento, realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, o Secretário Geral da Fitmetal, Wallace Paz, introduziu as falas daqueles que compuseram a mesa: o presidente da Fitmetal, Marcelino Rocha, a dirigente e representante das mulheres Valéria Possadagua, o presidente do STIM-Candeias e Região, Aureliano Bispo dos Santos, e o candidato a Deputado Federal pelo PC do B/BA nas últimas eleições, Davidson Magalhães.
 
Os companheiros fizeram diversas intervenções: Aureliano discorreu a respeito da situação precária dos trabalhadores mineradores da Bahia e do grande potencial do Estado na área da mineração; Valéria discutiu sobre a questão da representatividade e direitos da mulher trabalhadora, bem como confirmou o primeiro encontro de dirigentes mulheres da Fitmetal, que será realizado no primeiro semestre de 2015.
 
Em seguida, as atenções voltaram-se para o companheiro Davidson. Em sua fala, o Deputado Federal Suplente – em vias de assumir o cargo no congresso nacional – traçou um panorama histórico da política brasileira, criticando duramente as políticas neoliberais, defendendo o projeto atual de governo, porém sem poupar críticas. Davidson defende avidamente medidas como a democratização dos meios de comunicação, a reforma política e a hegemonia das pautas pró-movimentos sociais de esquerda que, segundo ele, são medidas que o atual governo ainda não realizou.
 
No dia seguinte
 
No segundo dia de reunião, o companheiro Joel Nascimento, secretário de saúde e meio ambiente da Fitmetal, apresentou tarefas de organização rumo à Conferência Nacional sobre saúde/segurança do trabalho, pautando os presentes a respeito do tema.
 
Em seguida, Aurino Pedreira, vice-presidente Norte-Nordeste da Fitmetal, convocou os trabalhadores à luta. "Em 2015, precisaremos colocar os trabalhadores na rua para garantir nossos direitos", disse ele. O companheiro destacou também o perigo de um "3º turno eleitoral" e a necessidade de debater com o governo a fim de preservar os interesses dos trabalhadores.
 
Fechando os trabalhos, Mônica Custódio, da secretaria de igualdade racial e combate ao racismo, explanou a respeito dos atuais processos de urbanização nas grandes cidades e de como esses são, por diversas vezes, estratégias de remoção da população mais pobre.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros