Notícias

Novembro Negro em Camaçari

Geral, 24 de Novembro de 2014 às 17:47h

Trabalhadores e Trabalhadores do Município de Camaçari, com a coordenação da CTB e UNEGRO invadiram as ruas e praças, realizando grande ATO Político no dia 21 de Novembro, lançando oficialmente cartilha de sindicalista Mauricio Pestana, conforme orientado pela Secretária Nacional de Combate o Racismo da CTB Mônica Custódio: A Presença Negra Indígena na Independência do Brasil. Foram diversas atividades no centro da cidade. Roda de capoeira, Exposições de Imagens de Líderes, Samba, Filmes, Palestras, debates e manifestos

 
Participaram centenas de pessoas, estudantes, trabalhadores de um modo geral, lideranças políticas, do movimento negro além das presenças de muitos sindicalistas metalúrgicos, bancários, construção civil, professores, simpósba, comerciários, químicos, sindborracha dentre outros. Para Everaldo Vieira, membro do coletivo Nacional de combate o Racismo da CTB e Vice presidente da Unegro - Ba, o momento reaproximou e fortaleceu as lideranças e os movimentos  no contexto politico, onde o dirigente abordou inclusive sobre a necessidade da reforma política, bem como o papel da Classe Trabalhadora sobre a importância e necessidade de lutar por mais direitos, contra o racismo, a opressão, o machismo e a Intolerância religiosa no mundo do trabalho.
 
O Secretário de combate o racismo da CTB -Ba, Silvio Renato Pinheiro, elogiou e parabenizou toda estrutura do evento tanto em Salvador, quanto na Região metropolitana ( Camaçari ) e reafirmou compromisso sobre a importância e desenvolvimento das ações do coletivo em todo estado da Bahia delegando mais autonomia aos dirigentes.
 
PAUTA EXTRAÍDA NAS ATIVIDADES DO NOVEMBRO NEGRO AO PODER PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAMAÇARI
 
1 - Criação de uma Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial
2 - Criação do Conselho de Promoção da Igualdade
3 - Instalação da Estátua de Zumbi dos Palmares em Praças Pública.
4 - Sanção do feriado do 20 de Novembro ( Reparação pela história e reconhecimento do grande ícone Zumbi)
5 - Aplicação de percentual de negros (as) em concursos público sancionado pela Presidente Dilma.
6 - Mais investimentos para Saúde, Educação, Cultura com mais geração de emprego e renda (com recortes)
7 - Abrir de imediato um debate com a sociedade civil organizada sobre a Reforma Política.
8 - Criar departamentos estratégicos para investigação, apuração, fiscalização e punição para autores de crimes contra a juventude negra na cidade e RMS. ( Ministério Público, SEPROMI, OUVIDORIA, CORREJEDORIA, MOVIMENTOS SOCIAIS, ONGs Tortura nunca mais Etc.)
 
CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Secretaria de Combate o Racismo
 
UNEGRO - Uniâo de Negros Pela Igualdade

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros