Notícias

Simões Filho: Gerdau ignora padrão de segurança

Geral, 20 de Outubro de 2014 às 15:23h

Segundo o Sindicato, mais uma vez, o facilitador do forno ignora a política de segurança da Gerdau e coloca a vida dos trabalhadores em risco.

 
“É de conhecimento de todos que esse facilitador não tem experiência para assumir um setor de grande responsabilidade como o forno. Isso ficou comprovado no último dia 10, quando os operadores informaram sobre as condições operacionais desfavoráveis e sobre defeito em equipamento que dificultaria o início do processo produtivo”, denuncia um dirigente sindical.
 
De acordo com o relato, com total negligência e descumprimento de padrão, o facilitador autorizou o início da produção, colocando-a como prioridade e desrespeitando a politica de segurança da Gerdau. “No turno seguinte, os operadores, ao saberem dos riscos da atitude tomada pelo facilitador, intensificaram as inspeções operacionais e identificaram um potencial risco de acidente, com grandes proporções. Rapidamente, a produção foi paralisada”, explica o dirigente.
 
Na possibilidade de dar continuidade, o facilitador obrigou o operador a utilizar o equipamento sem condições de operação pela cabine. “A equipe de manutenção não foi autorizada a concluir o reparo do equipamento no horário da sazonal, pelo fato de que o forno tinha que cumprir o horário do início de produção”, diz.
 
O Sindicato vem cobrando condições de segurança na Aciaria, onde a pressão por produção vem causando vários acidentes. “No último dia 6, mais um acidente ocorreu com um funcionário da manutenção, que o gestor da área tenta encobrir obrigando o lesionado a ficar no setor de trabalho para esconder os dados de acidentes da célula e negando a emissão da CAT, obrigando o trabalhador a não se afastar mesmo lesionado. A gestão da Gerdau não pode continuar fingindo que não sabe de nada. Vai aguardar ter um acidente fatal?”, indaga o dirigente do STIM Simões Filho.
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros