Notícias

Minas: empregos de metalúrgicos serão mantidos

Geral, 17 de Outubro de 2014 às 17:15h

A Mercedes-Benz e o Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora assinaram ontem um termo de compromisso que garante a manutenção do número atual de 750 empregos da fábrica mineira, a continuidade da fabricação do caminhão modelo Actros e o investimento de R$ 230 milhões para adequação da planta ao trabalho de produção de cabinas e pintura de todos os veículos da montadora, segundo a entidade. Apesar do acordo, o futuro sobre o Actros ainda gera dúvidas. Em negociação firmada com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a empresa teria estabelecido a transferência da produção do veículo para a planta paulista. O rumo das fornecedoras que atendem a empresa também não está definido.
 
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, João César da Silva, na reunião realizada ontem com executivos da empresa foi confirmada apenas a transferência da produção do caminhão Accelo para a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), em 2016. 'A planta juiz-forana não será desmontada e irá permanecer adequada para produção de caminhões. O modelo Actros continuará sendo produzido aqui'.
 
Para garantir a manutenção dos empregos, já que o principal produto da empresa deixará de ser fabricado na cidade, a montadora irá investir na capacitação dos colaboradores para que eles atuem na produção de cabinas e pintura de veículos. 'Em março e abril, os trabalhadores participarão de cursos de qualificação nessas áreas'.
 
Também ontem, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC confirmou que, na última segunda-feira, 13 de outubro, foi formalizado acordo com a Mercedes-Benz no qual a empresa garantiu investimento de R$ 3 bilhões na planta paulista, que ficará responsável pela produção dos modelos Actros e Accelo, além dos caminhões e ônibus que já são fabricados pela unidade. 'Embora a Mercedes divulgue valor menor de investimento, nós mantemos o nosso posicionamento de que foi esta a negociação realizada. Também foi acordada a produção do Accelo em 2016 e do Actros a partir de 2018, declarou o sindicato do ABC por meio de nota.
 
Marko Ajdaric, adaptado da Tribuna de Mianas, jornal diário de Juiz de Fora

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros