Notícias

Mais um estaleiro brasileiro

Geral, 14 de Outubro de 2014 às 18:28h

A MB Serviços de Manutenção e Reparos Industriais (MBS) espera conseguir - até fevereiro - as liberações necessárias para começar as obras de um estaleiro em Porto Alegre (RS).
 
A estrutura será voltada à fabricação e montagem de módulos de processo de plataformas de petróleo. O empreendimento será dividido em dois estágios. Se a meta for alcançada, a etapa inicial da operação do complexo deve ocorrer ainda no primeiro semestre do próximo ano e a segunda fase da planta irá acontecer na metade final de 2015.
 
Representantes da companhia e do governo do estado assinaram ontem, na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), protocolo de intenções para a instalação da unidade de construção naval da empresa no chamado Polo Naval do Guaíba.
 
O investimento na iniciativa será de cerca de R$ 50.000.000. Na edificação do estaleiro, deverão ser gerados em torno de 300 empregos diretos, e na operação, de 500 a 800, podendo chegar a 1.000 postos de trabalho.
 
A obra visa atender a demandas de companhias que possuem encomendas da Petrobras como Ecovix, EBR, Quip e Iesa (com Andrade Gutierrez) – todos esses grupos possuem atividades no Rio Grande do Sul.
 
Com matriz em Itaboraí, no Rio de Janeiro, a companhia já desenvolve trabalhos para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e para as plataformas P-67 e P-70.
 
Os dois terrenos prevcistos somam um total de 134.000 metros quadrados. O diretor de portos da SPH, Paulo Astrana, revela que, pelo arrendamento, será cobrada, mensalmente, uma taxa portuária de R$ 3,00 o metro quadrado. O superintendente da autarquia, Arlindo Bonete, ressalta que o porto da capital gaúcha verifica uma extensão de aproximadamente 8 quilômetros, e o foco é ocupar o máximo possível desse trecho.
 
Marko Ajdaric, adaptado do Jornal do Commercio (Porto Alegre)

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros