A Bahia reúne países do Cone Sul e de 11 estados brasileiros para debater agendas subnacionais do Trabalho Decente
O Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente, acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no Hotel Deville, em Itapuã. O evento vai reunir cinco países do Cone Sul, incluindo o Brasil, nesta segunda e terça-feira, dias 5 e 6 de agosto.
O encontro é promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE, do governo estadual) e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho)).
A solenidade de abertura acontece às 8:30 horas da segunda-feira, com a presença do governador Jaques Wagner, do diretor da OIT para o Cone Sul da América Latina, Guillermo Miranda; do ministro do Trabalho de Santa Fé (Argentina); do titular da SETRE, Nilton Vasconcelos; da diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, e amis, secretários de estado.
Participam do encontro, delegações do Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina e representantes de 11 estados brasileiros (Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Tocantins, São Paulo Distrito Federal, além da Bahia); quatro prefeituras municipais e do Consórcio Intermunicipal da Grande ABC; além de integrantes dos Escritórios da OIT no Brasil, Chile e Argentina; e de membros do Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente (instituído pelo Decreto Estadual nº 11.229/2008).
É esperada a participação de 120 pessoas.
Colaboração: Edição e clipagem de Marko Ajdarić
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.