Notícias

O consumo de aço deve cair 4,1%

Geral, 12 de Agosto de 2014 às 15:12h

Os produtores brasileiros de aço revisaram as projeções do consumo neste ano para uma queda de 4,1%, em lugar do esperado crescimento de 3%, que os patrões do setor chegaram a prever em abril. As expectativas das vendas internas também entraram no negativo: agora, a previsão é de queda de 4,9%, ao contrário da anterior, de expansão de 4,1% neste ano, informou ontem o Instituto Aço Brasil (IABr).

 
 
Na avaliação do presidente do conselho diretor da instituição patronal, Benjamin Mário Baptista Filho, o modelo brasileiro de crescimento econômico baseado no consumo doméstico e na oferta de crédito chegou ao seu limite, e levará o país a enfrentar um 2015 desafiador, independentemente de quem seja o próximo presidente.
 
De acordo com o balanço dos indicadores da siderurgia divulgado ontem pelo IABr, só em julho as vendas internas, de 1.738.000 toneladas, caíram 10,2% frente ao mesmo período do ano passado. 
Parte expressiva do recuo neste ano se deve à indústria automotiva, que vem cortando produção e empregos;  segmento é responsável por cerca de 30% das compras de aço no Brasil. 
 
Outros dois segmentos que também enfrentam dificuldades são a construção civil e os fabricantes de máquinas e equipamentos, ao passo que a demanda do agronegócio se mantém forte, segundo o presidente do conselho do IABr.
 
Nos indicadores da produção, a estimativa para 2014 é de 33,3 milhões de toneladas de aço bruto, representando recuo de 2,5% na comparação com 2013, para um consumo aparente (somadas as vendas internas e as importações) de 25,339 milhões de toneladas. A produção de Minas Gerais respondeu, de janeiro a julho, por 32,7% do total do país. 
 
Para demonstrar o peso das importações, o IABr estima que o ingresso de produtos estrangeiros no país em 2013 representa 200 mil empregos que deixaram de ser gerados no Brasil. Para cada emprego criado nas usinas siderúrgicas, outros 23 são abertos na cadeia produtiva do setor. 
 
 
Colaboração: Marko Ajdaric. Adaptado do texto de Marta Vieira, publicad no jornal O Estado de Minas.

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros