Notícias

Por reajuste na PLR na Gerdau/Usiba

Geral, 07 de Agosto de 2014 às 16:43h

 
Dia de mobilização na Gerdau/Usiba. Na luta por reajuste na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), os trabalhadores se reuniram com o Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho e atrasaram a entrada dos turnos nesta sábado (2).
 
Durante a assembleia, os trabalhadores foram informados sobre as últimas reuniões com a empresa e também sobre o programa Meta e o PAD, que contemplam, respectivamente, os trabalhadores do Operacional e do Administrativo.
 
Para o Sindicato, a direção da Gerdau insiste em praticar o programa metas, causando insatisfação em todo grupo, pois não demonstra transparência dos critérios para recebimento, além de causar grande constrangimento por diferenciar os trabalhadores.
 
 
Já o PAD da chefia é alardeado por toda usina que pode chegar até 4 salários. “Esse é o motivo que leva a chefia se empenhar tanto em demonstrar que o EBTIDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) é vantajoso em substituição aos índices de segurança e saúde do trabalhado, que a empresa não vem cumprindo por completo, pois vários trabalhadores foram penalizados com os rateios por terem colocado atestado médico, uma situação que não é permitida por lei. Nós cobramos para reverter esse ponto ainda no segundo semestre, para que a lei seja, de fato, cumprida”, diz Robison Rosa, diretor do Sindicato.
 
Durante a assembleia, a Gerdau utilizou vários artifícios para impedir que os trabalhadores se reunissem com o Sindicato, desrespeitando um direito constitucional. Até mesmo a Polícia foi acionada numa tentativa de intimidar a atuação do Sindicato na porta da empresa.
 
“A Gerdau/Usiba sempre utilizou seus facilitadores para assediar os trabalhadores ao invés de informar melhor o plano Metas, pelo qual os trabalhadores não se sentem motivados e já não aceitam mais. Vamos construir uma PLR justa e com negociação anual”, explica o diretor sindical Ailton Noronha.
 

Outras Notícias

Acesso restrito

Boletim Online

Cadastre-se e receba nossos boletins.

Parceiros