Entidades do movimento social e sindical da Bahia se reúnem na próxima quarta-feira (23/7), às 18h30, no Sindicato dos Bancários da Bahia, em Salvador, para discutir as agressões de Israel à Faixa de Gaza. A plenária tem o objetivo de aprovar uma agenda conjunta de ações em solidariedade ao povo palestino. A iniciativa é do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) e conta com o apoio da CTB Bahia.
A ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza – território palestino – tem sido considerada um massacre porque, em pouco mais de 10 dias, já deixa mais de 500 mortos, a maioria civis, incluindo crianças. Com maior potencial bélico, Israel estaria recebendo apoio de potências ocidentais, como os Estados Unidos.
“Na oportunidade, devemos aprovar uma série de encaminhamentos, como um ato em defesa da Palestina e a discussão sobre a formação de um Comitê de Solidariedade aos Povos Árabes, que teria a função de organizar de forma permanente a luta em solidariedade aos países da região”, informou Caio Botelho, integrante do Centro.
Além de oferecer solidariedade aos palestinos, a Cebrapaz defende, ainda, a punição das autoridades que comandam a ofensiva.
Apoio dos bancários
Durante a Conferência Interestadual no último fim de semana (19 e 20 de julho), os bancários da Bahia e Sergipe aprovaram uma moção de solidariedade ao povo palestino.
Fonte: CTB-BA e Vermelho
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.