A categoria mais uma vez ganha representatividade. O presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Aurino Pedreira, foi eleito presidente da CTB Bahia, durante o Congresso da central que aconteceu neste fim de semana, no Centro de Convenções, em Salvador. Ele vai substituir Adilson Araújo, que é bancário.
Aurino Pedreira atua no movimento sindical há mais de 20 anos, e teve papel fundamental na criação do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari e em conquistas históricas da entidade nos últimos anos. Atualmente na presidência da FETIM-BA, Aurino ressaltou a responsabilidade de presidir a CTB-BA. “Vamos dar continuidade ao processo de lutas que tornou a CTB tão importante para o trabalhador, apesar do pouco tempo de criação, e avançar ainda mais, através da ampla mobilização, para garantir a valorização do trabalhador na Bahia e no Brasil”, diz.
Outros metalúrgicos que fazem parte da direção da CTB Bahia são: Silvio Pinheiro (sec. de Combate ao Racismo), Jaíra Santiago (sec. de Saúde), Everaldo Vieira (coord. Região Metropolitana), Júlio Bonfim (sec. Políticas Internacionais) e Pascoal Carneiro.
Mais de 600 delegados de todo estado participaram da terceira edição do Congresso da Central Sindical com o maior número de entidades filiadas na Bahia. Parlamentares ligados ao movimento sindical também prestigiaram o evento. Os deputados federais Daniel Almeida e Alice Portugal, o deputado estadual Álvaro Gomes, e a vereadora Aladilce Souza. O secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Jairo Sento Sé, e a coordenadora baiana da União Brasileira de Mulheres (UBM), Daniele Costa, também participaram do Congresso. Durante o evento, foram eleitos 300 delegados para o Congresso Nacional da CTB, confirmado para agosto, em São Paulo.
A contribuição dos trabalhadores aos governos de Wagner e Dilma e a agenda da classe trabalhadora envolveram os debates durante o evento, principalmente com a chegada do processo eleitoral de 2014.
Natan teve uma longa e ativa trajetória na história dos Metalúrgicos na Bahia.
28 de abril – Dia Mundial em Memoria das Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Decisão une Sindicato ao Ministério Público em favor aos trabalhadores.
Trabahadores estão satisfeitos com a ação do Sindicato em relação as melhorias negociadas com a RDA.
Empresa queria demitir grande número de trabalhadores mas o Sindicato agiu rápido e mudou a situação.
Facilitador da empresa estava assediando trabalhadores e o Sindicato cobrou uma atitude da Gerdau.
Nova norma (MTP nº 4219) determina que, tenha, pelo menos, 1 funcionário em todas empresas que cuide da prevenção e cuidados para este tipo de caso.
Dados da pesquisa realizada pelo PNAD mostram que no trimestre encerrado em outubro do ano passado, o número de desempregados era o mesmo de agora.
Empresa veio ocupara o lugar de antiga terceirizada na Oxiteno e pretendia reduzir salários e vale alimentação dos trabalhadores.
Empresa anunciou paralisação das atividades em fábrica de Camaçari, por tempo indeterminado.